Slider

Opinião

Política

Notícias

Economia

Esporte

» » » O economista norte-americano Richard Thaler é o ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2017

Para a Academia, a pesquisa teórica e experimental de Richard Thaler tem sido muito importante. Ele mostrou, por exemplo, como a preocupação dos consumidores impedem que as empresas aumentem os preços em períodos de grande demanda, mas não em épocas de alta dos preços. 

Thaler também deu foco à observação antiga de como é difícil manter as promessas de Ano Novo. "Ele mostrou como analisar os problemas de autocontrole utilizando o modelo de planejamento x ação, que é similar ao sistema utilizado por psicólogos e neurocientistas para descrever a tensão interna entre os planejamentos de longo prazo e as ações de curto prazo".  


"Eu acho que o impacto mais importante é o reconhecimento de que agentes econômicos são humanos e modelos econômicos precisam incorporar isso", disse o professor ao telefone, quando aceitou o prêmio. 

Com doutorado pela Universidade de Rochester (Estados Unidos), Richard Thaler teorizou o conceito de "contabilidade mental", explicando como indivíduos "simplificam a tomada de decisões financeiras, criando 'cases' em suas cabeças, concentrando-se no impacto de cada decisão individual, e não em seu efeito geral", de acordo com a Academia. 
 
"Ele também mostrou como a aversão à perda pode explicar por que os indivíduos valorizam mais alguma coisa quando a possuem do que quando não a possuem", um fenômeno chamado "aversão à desposse". 
 
Da Escola de Chicago criada por Milton Friedman, o premiado de 72 anos confirma a prevalência dos americanos entre os laureados das ciências econômicas. Dos 78 premiados até à data, mais de um terço era ligado a esta escola econômica. 
 
Thaler, que receberá 9 milhões de coroas suecas (944 mil euros), disse estar "muito feliz" com o Prêmio Nobel e prometeu "tentar gastar seu prêmio da maneira mais irracional possível".

Nascido em 12 de setembro de 1945, o economista leciona atualmente na Universidade de Chicago. 

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply