Slider

Opinião

Política

Notícias

Economia

Esporte

» » » » O jornalista Reinaldo Azevedo afirma que Ciro Gomes tem razão quando diz que o Lula é um perseguido político

Cada vez mais crítico da Lava Jato, o colunista Reinado Azevedo diz que a operação faz o jogo do ex-presidente Lula e afirma que Ciro Gomes tem razão ao dizer que ele cresce nas pesquisas por ser perseguido.
Ocorre que o petista tem crescido de forma contínua nas pesquisas de opinião — teria hoje, segundo o Datafolha, 30% da preferência do eleitorado, chegando a 39% entre os mais pobres. Se puder ser candidato, será, obviamente, competitivo e entra na disputa como favorito. Se não puder, haverá o represamento de uma tensão política de consequências imprevisíveis. Se eventualmente for preso, tentarão criar o mártir. Se não puder se candidatar, mas com direito de circular livremente, vira uma arma eleitoral.
Por que é assim? Ciro é meio destrambelhado, mas está longe de ser burro. Ele deu a sua explicação:
“A população brasileira está achando, parte importante dela, que ele [Lula] é um perseguido político. E, em parte, é mesmo. E o povo brasileiro odeia perseguição. E o Lula é campeão de entender a psicologia popular e está assumindo esse lugar”.
Pois é… O juízo faz sentido nas duas coisas: tenho ouvido crescentemente dos mais pobres a suposta injustiça cometida contra Lula. E o Babalorixá de Banânia percebeu que havia aí um trilha para avançar. É claro que, com alguns de seus exotismos, a Lava Jato joga, queira ou não, o jogo de Lula. E a direita xucra se encarrega do resto, ao reduzir a figura do ex-presidente na caricatura de um homem ignorante, grosseiro, sem instrução, que atropela as regras da gramática. Isso é mel da sopa. Candidato ou não, o petista saberá usar tudo isso a seu favor.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply