Slider

Opinião

Política

Notícias

Economia

Esporte

» » » Jovem do interior do Piauí beneficiário do Bolsa Família e de outros programas sociais se forma em Direito e trabalha como advogado

Do Piauí Hoje - Quem vê aquele rapaz todo de paletó, pasta na mão, andando no Intercontinental, luxuoso hotel de São Paulo, e falando sobre educação, trabalho e política não imagina que há bem pouco tempo ele levava uma vida dura, trabalhando na roça numa cidade muito pobre do interior do Piauí.
Em 2011, o hoje advogado Natanael Alves Dias, de 26 anos, deixou Guaribas, um município do interior do Piauí, para cursar Direito em uma faculdade de São Paulo.
Natanael diz que foi beneficiado por programas sociais criados no governo do ex-presidente Lula. Primeiro, pelo Bolsa Família e depois pelo Programa Universidade Para Todos - o PROUNI. Ele garante que com esses programas toda a família dele melhorou de vida.
Segundo Natanael, o dinheiro do Bolsa Família que sua mãe recebia permitiu que ele saísse da roça para estudar numa escola de tempo integral criada em Guaribas nos governos Lula e de Wellington Dias.
O jovem advogado contou ao Piauíhoje que fez todo o Ensino Médio na escola integral de Guaribas. Em 2011, fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obteve os pontos necessários para ingressar na faculdade. Ai, novamente, foi beneficiado por um programa do governo, desta vez o PROUNI.
Com bolsa do programa, em 2011, Natanael entrou na faculdade São Gabriel, em São Paulo, e formou-se em Direito em 2015. Hoje, trabalha numa banca de advogados localizada na rua Dona Primitiva Vianco, 147, no Centro da cidade de Osasco (SP).
O município de Guaribas, onde Natanael e a família trabalhavam na roça, já foi considerado o mais pobre do Brasil. Fica localizado no Sudoeste do Piauí, numa área da Serra das Confusões, no semiárido piauiense, extremando com a Bahia.
Foi lá o lugar escolhido pelo então presidente Lula para ser o símbolo do programa Fome Zero, lançado em 3 de fevereiro de 2003 e hoje um dos programas de combate a fome mais famosos e reconhecidos no mundo.
Segundo dados oficiais, por conta de programas como o Fome Zero, Bolsa Família e incentivo à agricultura familiar, 10 anos depois, em 2013, o município de Guaribas, hoje com pouco mais de 4,7 mil habitantes, deixou de ser o mais pobre do país.
MUDANÇAS PELA EDUCAÇÃO - Nos tempos de pobreza em Guaribas, o jovem Natanael Alves não alimentava tantos sonhos. Porém, com a educação, passou um vislumbrar um futuro melhor. “Sou de uma família pobre que, inicialmente, recebeu o Bolsa Família. Com esse dinheiro eu saí da roça e fui estudar na escola integral, implantada pelo governador Wellington Dias. Depois eu fiz o Enem e consegui uma bolsa no Prouni”, conta.
O hoje advogado, lembra que a cidade de Guaribas passou por grandes mudanças: “Atualmente, a cidade tem água, tem energia e tem o programa Bolsa Família, que revolucionou a vida das pessoas”, ressalta entusiasmado.
Para ele, os investimentos em educação levaram o município de Guaribas a ser conhecido. "Hoje todo mundo fala de Guaribas. A minha família está muito feliz. Sair da roça para a faculdade e conquistar tudo isso que é importante. Isso só a educação permite", diz o jovem advogado.
Natanael garante que tudo melhorou na vida da família dele nos últimos 10 anos. "Agora já tenho irmãos que moram comigo em São Paulo. Minha irmã se formou em Serviço Social, mas meus pais, muitos parentes e amigos continuam morando em Guaribas", relata saudoso.
A história de Natanael Alves Dias é mais uma entre várias outras que se refletem em milhares de famílias do Piauí e do Brasil. Exemplos de superação que só puderam ser contados por causa dos avanços sociais que ocorreram no país, nos últimos anos.
ENCONTRO DE CONTERRÂNEOS - Na sexta-feira, 16, Natanael Alves soube que o governador Wellington Dias estava em São Paulo para uma apresentação aos japoneses e foi até o hotel Intercontinental, onde apresentou-se como seu conterrâneo, contou sua história, agradeceu pelos investimentos na sua cidade natal, que tiveram início no primeiro governo de Wellington, ao mesmo tempo em que pediu que o governador continue a promover o desenvolvimento dos municípios em Guaribas.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply