Slider

Opinião

Política

Notícias

Economia

Esporte

» » Saiba as origens dos nomes das principais moedas do mundo

De país para país, as moedas também espelham mudanças culturais de linguagem ao longo da história. Mas por que o dólar, por exemplo, chama-se dólar? O blog do dicionário britânico Oxford apontou de onde veio o nome de algumas das moedas mais usadas no mundo. Confira abaixo: 
Real
Até 1942, o Brasil utilizou o mesmo sistema monetário de Portugal — cujo papel eram os réis. Após sete trocas de moeda —  entre cruzeiro e cruzado —, o real se tornou a moeda oficial em 1994, com o plano que leva seu nome. Há várias especulações sobre as razões do nome: desde por trazer uma "associação positiva" à moeda em um momento no qual o país tentava reverter o grave quadro inflacionário e crise até pelas "possibilidades publicitárias" que ofereceria.  
Dólar
É a moeda mais comum e conhecida do mundo, a oficial nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Fiji, Nova Zelândia e Cingapura, entre outros. De acordo com o OxfordWords, o nome remete ao século 16, quando os flamengos e alemães na região da Boêmia, atual República Tcheca, utilizavam sua moeda de prata chamada "Joachimsthaler". A moeda ficou popular, começou a circular pela Europa e acabou sendo encurtada para "Thaler". Nos países nórdicos, passou a ser chamada de "daler", na Eslovênia de "tolar", até virar "dólar" entre os britânicos.
Peso
Peso literalmente significa "peso" em espanhol. É o nome da moeda de vários países que tiveram colonização espanhola.
Lira
Segundo o OxfordWorlds, o nome da moeda italiana e turca vem do Latin "libra", que significa também "pound", a moeda britânica. 
Rial
A palavra em latim "regalis", que significa "royal", ou "real" é a origem do nome da moeda usada no Irã, o "rial". Catar, Arábia Saudade e Iêmen também utilizam a moeda com este nome. Antes do Euro, os espanhóis usavam os "reals". 
Rand
Assim como o dólar, o "rand" da África do Sul vem de um nome germânico de uma região rica em ouro do país, a Witwatersrand, em Johannesburgo. 
Yuan, yen e o won 
O caracter chinês "圓" significa  "round" (ciclo, roda, esfera) ou "moeda circular" e é o responsável por inspirar o yuan (chinês), yen (japonês) e o won (coreano). 
Coroa
Alguns países escandinávios utilizam uma moeda que deriva da palavra em latim "corona", que significa "coroa". As coroas sueca, noruguesa, dinamarquesa, islandesa, tcheca e estoniana (essa última substituida hoje pelo euro). 
Dinar 
Jordânia, Argélia, Sérvia e Kuwait têm moedas chamadas "dinar", que é uma derivação direta da palavra latina "denarius", nome de uma moeda de prata usada na Roma antiga. 
Pound - Libra 

A palavra britânica é derivada da latina "poundus", que significa "peso". Egito, Líbano, Sudão do Sul, Sudão e Síria também utilizam suas respectivas libras. 

Rublo
Moeda da Rússia e de Belarus. O nome deriva do de uma medida de peso da prata. 

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply