Slider

Opinião

Política

Notícias

Economia

Esporte

» » O colunista da revista Veja Reinaldo Azevedo foi condenado pela Justiça a indenizar o governador do Acre Tião Viana

Revista Fórum - O colunista da revista Veja, Reinaldo Azevedo, foi condenado pela Justiça a pagar R$ 20 mil por danos morais ao governador do Acre Tião Viana (PT). A decisão em primeira instância foi feita pela juíza Zenice Mota Cardoso em Rio Branco, capital do estado.
O governador processou Reinaldo Azevedo por conta de um artigo publicado no site da revista em maio de 2015 em que o colunista afirma que Tião Viana se comportava como um “coiote” por ter permitido a entrada de imigrantes haitianos no Acre. A palavra coiote é usada para se referir aos atravessadores de imigrantes ilegais. Os coiotes se aproveitam da vulnerabilidade do imigrante para explorá-lo.
Na sentença, Zenice Cardoso diz que “a expressão ‘coiote’ e a comparação refere-se à ação de transporte de pessoas, ou quando não à ações ilegais, de modo que dispor que o autor estava agindo como ‘coiote’ implica não só em uma crítica contundente e ácida à política adotada, mas em flagrante ofensa à honra e à imagem de pessoa pública que ao agir em política pública apoiada inclusive pelo governo federal, tem sua ação equiparada a atividades ilegais de ‘coiotes’”.
Além dos R$ 20 mil que terá que pagar a Tião Viana, Reinaldo Azevedo ainda foi condenado ao pagamento das custas processuais, fixadas em 50% do valor da sentença e custas advocatícias, fixadas em 10% do valor da sentença.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

2 comentários:

  1. Correta sentença.

    Escrita por pessoa formadora de opinião contra um homem público deve ser embasada e não leviana.

    ResponderExcluir