Slider

Opinião

Política

Notícias

Economia

Esporte

Diversos

» »Unlabelled » Brasília: sua importância para o Brasil


Brasília, desde o início de sua construção foi objeto de contestação e reprovação por várias pessoas. Dado o alto custo envolvendo na sua concepção e a distância dos principais centros urbanos do país muitas lideranças se voltaram contra. Na época houve também, por razões óbvias, forte resistência dos funcionários públicos federais que não queriam ser deslocados de um grande centro como o Rio de Janeiro para uma cidade isolada que acabara de ser criada. Ainda hoje se ouve pessoas se referirem à capital do Brasil de forma pejorativa. O que você acha de Brasília: ela é necessária ou o Brasil poderia está melhor sem a construção dessa cidade? Seria melhor a capital ter ficado no Rio de Janeiro? Os escândalos têm alguma relação com a cidade?


A atual capital do nosso país foi fruto da visão estratégica de Juscelino Kubitschek (JK) que via naquele lugar no Planalto Central o local ideal para iniciar o desenvolvimento do interior Brasil e diminuir a pressão nos grandes centros brasileiros, notadamente no Rio de Janeiro. É verdade que em séculos passados já se vislumbrava a construção da capital naquele local ou próximo a ele, mas foi no governo de JK em que ações concretas foram tomadas e o antigo sonho se tornou realidade para todos os brasileiros. Certamente, a antiga capital brasileira não teria condições de suportar afluxo de gente que muito possivelmente viriam caso continuasse capital da nação até os dias de hoje. O grande número de comunidades e favelas que se formaram no Rio certamente seria infinitamente maior se JK tivesse dado ouvidos aqueles que contestavam a sua saga.


É verdade que em Brasília ocorreram vários escândalos políticos com falcatruas das mais diversos matizes e envolvendo os mais diversos partidos políticos e pessoas que, a princípio, não levantavam qualquer suspeita. Mas, há de convir que esses escândalos poderiam ocorrer em qualquer cidade, como, de fato, tem ocorrido. Isso ocorre não por culpa da cidade ou de sua localização, mas por diversas outras razões que não possuem nenhuma relação com a cidade e nem de seus habitantes. A política brasileira precisa melhorar significativamente para que isso deixe de ocorrer. Brasília com a sua arquitetura, monumento, estrutura e localização e suficiente para superar qualquer escândalo que venham ocorrer em seu território.


Neste 21 de abril de 2010, a nossa capital completa seus cinqüenta anos de fundação que tanto frutos já deu ao Brasil e ao seu povo. Brasília, com seus problemas de concentração de renda, das dificuldades em certos atendimentos nos serviços públicos aos mais pobres, notadamente na área da saúde, e tantos outros problemas tem se revelado como um orgulho para a nação brasileira. A contestação bastante pertinente de que a construção da nova capital, em razão das altas somas de recursos públicos envolvidos, levou à escalada de inflação nos anos seguintes que por sua vez levaram a diversos problemas econômicos e políticos, é muito mais que superada pela exuberância da nossa capital. Os brasileiros têm orgulho de sua atual capital e agradecem ao visionário presidente que governou Brasil entre 1956 e 1961 (JK) que com a ajuda de um arquiteto (Oscar Niemeyer), um urbanista (Lúcio Costa) e tantas outras pessoas fizeram o Brasil ser uma nação maior, mais rica, mais visível e muito mais respeitada.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga