Slider

Opinião

Política

Notícias

Economia

Esporte

» »Unlabelled » O presidente LULA é um grande líder político e popular?

O governo é sempre cobrado para o atendimento às mais diversas demandas das pessoas em geral e até às mudanças estruturais da sociedade. O governo LULA tem mostrado um altíssimo nível de aceitação popular e a avaliação da população com relação ao presidente está em nível jamais visto para um mandatário de nosso país após mais de dois anos de mandato, mesmo estando no sexto ano de governo. Quais os motivos que levam a população ter tamanha simpatia e aprovação ao presidente LULA? Porque mesmo com os escândalos que abateu diversos de seus membros, o governo tem tamanha aprovação? O presidente LULA é um grande líder político?


O Brasil viveu momentos terríveis em termos econômicos e políticos nos anos compreendidos entre 1964 e 1994, com ditaduras cruéis e inflação altamente destruidora de expectativas, progresso, desenvolvimento e bem estar para a população brasileira. Após esses trinta anos e com o advento do Real, a sociedade brasileira pôde conviver plenamente com democracia, estabilidade nos preços e melhora significativa no padrão de vida. Dados os sérios problemas e crises econômicas que ocorreram no exterior e no próprio país e a determinação política de manter o programa de estabilidade de preços, o país logrou uma taxa de crescimento muito baixa até 2003. Entretanto, a partir de 2004 o Brasil teve uma taxa de crescimento bastante significativa, embora aquém das possibilidades então disponíveis, principalmente vindas do exterior, até meados de 2008.


O presidente LULA, contrariando muitos dos que apostavam que seu governo seria um fracasso, tem tido êxito em praticamente todas as suas ações, mas tem tido muito mais que êxito em duas áreas extremantes sensíveis: Os pobres e uma parte significativa dos empresários. Os primeiros foram contemplados com programas sociais em magnitude jamais vista em toda a história de nosso país com programas como o Bolsa Família, o Prouni, entre muitos outros. Os segundos foram cooptados pela manutenção da política econômica do presidente Fernando Henrique Cardoso e também por ter até ampliado os contatos e as viagens com o exterior, elevando significativamente a nossa balança comercial. Ao mesmo tempo, teve o cuidado com a responsabilidade fiscal, não deixando que as contas públicas não saíssem do controle por meio da meta de superávit primário. Pode-se também mencionar os vários programas de investimentos implantados durante o seu governo.


É de se admirar e deixar qualquer um intrigado com o fato dos políticos estarem tão em baixa com a população e o nosso presidente tão admirado por essa mesma população. De acordo com algumas pesquisas, 85% da população brasileira acham que os políticos são os maiores beneficiados da política, 82% não cumprem as suas promessa de campanha e 51,1% votariam no presidente LULA se ele concorresse a um terceiro mandato. Existe aí, evidentemente, uma contradição, as pessoas não confiam nos políticos, mas querem e apóiam o político LULA mesmo que este não respeite a democracia e a lei vigente atualmente que assegura apenas dois mandatos consecutivos para os mandatários do executivo.


LULA é, evidentemente, infinitamente maior do que o seu partido e sobre saiu muito bem dos escândalos protagonizado por integrantes-chaves do Partidos dos Trabalhadores e apoiadores do governo, no chamado escândalo do mensalão, em razão de sua força extremamente forte entre os vários segmentos da sociedade brasileira. Sociedade na qual os partidos políticos não gozam de força e nem prestígio é pródiga no surgimento de líderes carismáticos com Getúlio, Juscelino e LULA. Este último não pode ser considerado um líder político no sentido clássico que apregoa a liderança de um processo que leva a transformação da sociedade, como foi Getúlio, mas certamente, LULA é o maior líder popular que o Brasil já conheceu. Infelizmente, práticas como o fisiologismo junto a partidos em trocas de apoio no Congresso Nacional, programas sociais que visam mais o curto do o longo prazo, não aprovação de reformas das quais o Brasil tanto depende para caminhar de forma segura e persistente na transformação para muito melhor da sociedade brasileira impedem que o LULA seja caracterizado como um grande líder político, mas seguramente é um grande líder popular com todas as características que esse termo requer.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

13 comentários:

  1. Entretanto, com o devido reconhecimento pelo que Lula fez, precisamos evoluir não através de um personagem, mas de alguém que seja capaz de fortalecer a democracia como instituição, estabelecendo mecanismos eficazes para solidificar e perenizar tudo o que foi alcançado até agora.

    ResponderExcluir
  2. Entendo que tudo tem o momento exato para acontecer, e parece ter sido o caso da eleição do presidente Lula. Quando perdeu a primeira vez para aquele que nem reproduzo o nome, Lula não era nem parecido com o que é hoje.

    A cada candidatura que perdia, passou a peregrinar pelo país, e dessa forma se tornou "mais brasileiro" do que já era.

    Eleito, a corrupção foi subindo os escalões, e chegou em nomes importantes da sua base de sustentação, mas qual governo na história da humanidade ficou imune a esse mal?

    E os números da economia? São incontestáveis... Agora o que eu nunca imaginei foi a melhora impressionante da imagem do nosso país no exterior.

    Seu mandato se aproxima do fim, e não sabemos se retornará em 2014, mas dá para imaginar que será difícil ter outro presidente no futuro com tanto carisma e popularidade.

    ResponderExcluir
  3. interessante seu post, realmente Lula é um grande lider popular.

    ResponderExcluir
  4. Sem comentários!

    Não tem como negar que o LULA é um
    grande líder político e popular,
    mas concordo plenamente com a postagem de JOHNNY.
    estou também impressinada com a
    imagem de nosso Páis no exterior.

    ResponderExcluir
  5. Lula é um líder político e popular. É líder político porque é habilodoso em firmar alianças no governo. E é um líder popular porque é um presidente que veio do povo e não das classes média e alta. Foi um peão que chegou lá. Uma história de superação.

    ResponderExcluir
  6. Lula tem o que muitos políticos almejam...carisma e popularidade.
    Sua herança na política, como líder sindical, proporcionou uma imagem de homem do povo, das lutas e no combate à desigualdade social. A sociedade, mais especificamente a "massa", consegue se enxergar na figura do atual Presidente. Há uma identificação de valores...de vida!
    Lula marcou sua trajetória de forma brilhante, embora com alguns arranhões, na história política brasileira.
    Fernanda pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. LULA, o "peão", como se referiu um colega acima, simplesmente HUMILHOU os doutores e intelectuais do passado, simplesmente transformou o país e mudou o rumo do povo brasileiro, governando pra TODOS! LULA, causa inveja aos burocratas que se rendem ao prestigio do melhor presidente da história do Brasil, um simples "peão" que conseguiu transformar o Brasil em uma nação respeitada no exterior, livrando-se dos "sangue-sugas" e buscando novos horizontes!!

    VIVA LULA!

    ResponderExcluir
  8. Olha eu quirodos amigos e companheiros o Lula Não foi Apenas um presidente ótimo como tambem lider de uma na qual esta se deflagrando com tantas corrupeções e escorições da edentidade do Brasil no exterior no qual estes Sugadores por vez foram extintos do poder publico dando vez a alguem com vontade de trabalhar alguem que alem das podridões e dos entulhos de um gorverno que nada se fazia? e quando fazia era pensando nos grandes que são a minoria mas que detem a grande maioria das riquesas do brasil. por isso digo que o Lula Foi Um grande Presidente que todos nos que nos consideramos sidadão brasileiro devemos considerar e muuito cada feito cada luta para ser UM PAÌS DE TODOS !

    ResponderExcluir
  9. O maior problema do país é a falta de uma política adequada para a educação.

    O forte apoio que o presidente Lula recebe, é fruto da falta de cultura e educação no país.

    Lula contraria tudo disse no passado e se alia com a direita corrupta e perde a oportunidade de fazer um governo sério.

    Muitos petistas sérios como Marina da Silva,deixam o partido por não aceitar o esquecimento dos compromissos do passado e a utilização de práticas que antes combatiam.

    A maior parte dos instrumentos que são utilizados com sucesso atualmente foram concebidos no governo de Fernando Henrique, que teve um sucesso relativo, no entanto Fernando Henrique como sociólogo se mostrou um bom economista, esquecendo ou não dando a prioridade que merecia a parte mais pobre da população.

    O país precisa de uma escola de primeira linha, os cursos de primeiro grau precisam ser de período integral. As escolas precisam começar a preparar uma geração em condições de concorrer com China, India, trigres asiaticos e outras economias que crescem a taxas superiores a do Brasil.

    Nossa saúde é o caos, quem não tem plano de saúde, e a maior parte da população não tem, fica dependente de uma saúde publica caótica.

    Muitos escandálos ocorridos no governo lula, foram mal explicados ou abafados, mas tudo bem! O país tem memoria curta.

    Infelizmente como no resto da America Latina, a péssima distribuição de renda e as políticas inadequadas dos governos persistem e o povo continua pagando a conta, enquanto os bancos cada vez apresentam maiores lucros.

    No Brasil governos de direita, de centro ou de esquerda dão sempre no mesmo, ou seja defendem seus próprios interesses e o povo segue em segundo plano.

    Na próxima eleição meu candidato já está escolhido, ou seja não votarei em ninguém porque ainda não encontro um candidato que mereça meu voto. Espero poder mudar de idéia até lá.

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com tudo o q foi dito. O presidente Lula realmente tem muitos pontos a seu favor e vem se mostrando um excelente presidente. Não que ele seja perfeito, mas comparado aos que tivemos, sem dúvidas ele é o melhor! É muito bom encontrar um artigo que fale realmente as verdades da importância do presidente Lula. Todos só querem criticar, porque ele é um presidente que se preocupa com o povo, a "massa" e isso desagrada a burguesia do nosso país.Os programas de inclusão social, distribuição de renda e erradicação da fome e da miséria, tem ajudado a melhorar a vida das camadas mais baixas da população brasileira. Isso sem falar em todo o reconhecimento conquistado no exterior.. Hoje somos um país do mundo, graças ao Lula, e não somente mais um país subdesenvolvido. Enfim.. Pra mim, o Lula é sim um grande lider popular e político e um grande presidente como " nunca foi visto na história desse país".

    Caroline Lopes

    ResponderExcluir